sábado, 29 de junho de 2013

Geração histórica da Espanha foi derrotada duas vezes pelo Brasil em mundiais juvenis

  • Daniel Alves (1º à esquerda) comemora título sub-20 sobre a Espanha com companheiros da seleção Daniel Alves (1º à esquerda) comemora título sub-20 sobre a Espanha com companheiros da seleção
Com quatro finais em cinco anos e três títulos de ponta, a geração mais vitoriosa da história do futebol espanhol ainda não teve a chance de desafiar o Brasil e toda a sua reputação futebolística, em encontro que finalmente acontecerá na decisão da Copa das Confederações. Mas a decantada safra de craques da Fúria traz ao confronto de domingo no Maracanã um histórico de insucessos contra os rivais nas categorias de formação.

Os espanhóis perderam duas finais de torneios Fifa para o Brasil em 2003, contando com integrantes da atual equipe que disputa a Copa das Confederações.

Em agosto daquele ano, o técnico Marcos Paquetá levou a seleção sub-17 do Brasil ao título mundial, em decisão contra a Espanha. Os brasileiros venceram por 1 a 0, com gol de Leonardo. O time ainda contava com o volante Arouca, hoje no Santos, no nome que mais se deu bem a partir dali.

Dois espanhóis integrantes da seleção da Copa das Confederações 2013 estavam nesta final do Sub-17 há dez anos. Cesc Fàbregas e David Silva foram titulares na derrota para o Brasil em Helsinque, na Finlândia.
No mesmo ano, mas em dezembro, Marcos Paquetá assumiu a seleção sub-20 do país de última hora e voltou a se sagrar campeão mundial. No desfecho do torneio nos Emirados Árabes, vitória sobre um dos nomes mais badalados do futebol atual. Andrés Iniesta já despontava como grande nome de sua geração e foi titular da Espanha na derrota por 1 a 0.

A seleção vitoriosa de 2003 contava com Daniel Alves no time titular, além do goleiro Jefferson, outro integrante da equipe que hoje briga pelo título da Copa das Confederações. O elenco ainda tinha nomes como Dagoberto, Nilmar, Kleber Gladiador e Daniel Carvalho. Fernandinho fez o gol do título em Abu Dhabi.

No Rio de Janeiro, os três integrantes derrotados pelo Brasil nos mundiais juvenis buscam seu acerto de contas pessoal, que também vale para referendar de vez a equipe na história. Com dois campeonatos europeus e um mundial recentes, resta à coleção espanhola apenas a Copa das Confederações, em uma final emblemática com os maiores vencedores de torneios Fifa, dentro de seu templo mais querido, o Maracanã.

"É algo inesquecível para essa geração chegar em mais uma final", declarou o goleiro Iker Casillas após a vitória sobre a Itália na semifinal, em Fortaleza.  

OUTRA VITÓRIA BRASILEIRA, NA DÉCADA DE 80

Em 1985, o Brasil ganhou o Mundial Sub-20 pela segunda vez em sua história, na antiga União Soviética, com vitória sobre a Espanha na decisão por 1 a 0. O time dirigido por Gilson Nunes contava com nomes que viriam a se destacar pela seleção principal anos mais tarde, como o goleiro Taffarel e o atacante Muller.

Sargento ferido em confronto em Porto Alegre corre risco de perder a visão

  • O sargento da Brigada Militar Elso Teixeira foi ferido em Porto Alegre durante ação de vândalos ao final da manifestação da quinta-feira (27)
    O sargento da Brigada Militar Elso Teixeira foi ferido em Porto Alegre durante ação de vândalos ao final da manifestação da quinta-feira (27)
O sargento da Brigada Militar Elso Teixeira, 53, pode ter a visão do olho esquerdo comprometida devido a um ferimento sofrido na última manifestação ocorrida em Porto Alegre, na noite de quinta-feira (27).
Ele foi atingido por uma pedra no rosto, depois de tentar socorrer uma manifestante que ficou isolada na área do conflito. O diagnóstico foi feito no Hospital da Brigada Militar, onde o oficial foi atendido.

Protestos no Rio Grande do Sul100


25.jun.2013 - Policial é ferido em confronto com manifestantes que atiravam pedras e rojões contra a polícia na avenida Borges de Medeiros, uma das principais do centro de Porto Alegre, na noite de segunda-feira (24) Leia mais Lucas Azevedo/UOL

MAIS PERSONAGENS DOS PROTESTOS

  • Diego Zanchetta/Estadão Conteúdo
    Vi o policial mirar e atirar na minha cara, diz repórter ferida no olho
  • Kátia Passos/Divulgação
    Fotógrafo é atingido por bala de borracha em SP
  • Reprodução
    Globo tira logotipo de microfones de seus repórteres
Teixeira foi atingido por uma pedrada e sofreu um derrame interno no olho esquerdo. Ele está sendo tratado com cinco medicamentos diferentes, mas a equipe médica do Hospital não descartou a possibilidade de que o sargento perca a visão, caso a medicação não consiga conter um novo derrame. O oficial está em repouso e deve retomar as atividades em 20 dias.
No momento em que foi atingido, Teixeira estava na rua Jerônimo Coelho, próximo à praça da Matriz, onde cerca de 5.000 pessoas, segundo a Brigada Militar, participavam de uma manifestação que transcorria de forma pacífica. O alvo dos manifestantes era o Palácio Piratini, sede do governo estadual. Uma comitiva chegou a ser recebida pelo governador Tarso Genro.

Um grupo de desordeiros, entretanto, avançou sobre o policiamento que fazia a segurança do Tribunal de Justiça do Estado já no final da manifestação e entrou em choque com a polícia. Os arruaceiros queimaram jornais e atiraram pedras nos policiais, que reagiram com bombas de gás e de efeito moral.
"Corremos em direção à rua e, ao chegar, nos deparamos com uma jovem inconsciente. Ela havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e desmaiou devido ao gás lacrimogêneo", relatou. Segundo o sargento, os vândalos estavam tentando dificultar que as equipes de atendimento socorressem a vítima. "Quando cheguei, passei escudos para os soldados que estavam lá. Isolamos o local porque nem os paramédicos conseguiam chegar", completou.

Segundo Teixeira, a pedra que o atingiu era "do tamanho de uma laranja". O sargento conta que foi retirado do local por um colega e socorrido por uma ambulância da Brigada Militar, que também levou a adolescente para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS). O sargento recebeu alta na mesma noite.
O sargento tem mais de 30 anos de corporação, é casado e pai de uma filha. Ele atua no Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) de Cachoeirinha, região metropolitana, onde faz policiamento ostensivo em agências bancárias e em vilas.

Popularidade de Dilma cai 27 pontos após protestos

Pedro Ladeira/Folhapress

De acordo com reportagem da "Folha de S. Paulo" deste sábado (29), a pesquisa Datafolha finalizada ontem mostra que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu 27 pontos em três semanas.
Hoje, 30% dos brasileiros consideram a gestão Dilma boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos que irradiou pelo país, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada.
Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
Em relação a pesquisa anterior, o total de brasileiros que julga a gestão Dilma como ruim ou péssima foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
Neste mês, Dilma perdeu sempre mais de 20 pontos em todas regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.
O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.
Após o início das manifestações, Dilma fez um pronunciamento em cadeia de TV e propôs um pacto aos governantes, que inclui um plebiscito para a reforma política. A pesquisa mostra apoio à ideia.
A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.
A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair --antes eram 27%.
Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%.
Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.
Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos (RICARDO MENDONÇA)

Neymar vê Espanha como melhor do mundo, mas diz que Brasil vai se impor

Seleção brasileira fala no Rio de Janeiro

Neymar vê Espanha como melhor, mas diz que Brasil tem que se impor em campo.


"O favoritismo é deles". Assim Neymar define a final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha, no próximo domingo, no Maracanã. Na sua entrevista coletiva, o astro da seleção brasileira mostrou respeito aos campeões do mundo.

"Era, sim, o jogo que eu esperava. O mundo inteiro, juntando os jogadores, esperava Brasil e Espanha na final. Vamos jogar contra os melhores do mundo, da melhor seleção do mundo. A gente tem que ter o respeito, mas dentro de campo tem que se impor, jogar o futebol. Fazer grande partida, ir em busca do que a gente quer", afirmou Neymar.

Apesar do respeito à Espanha, o atacante diz que se fosse apostar num vitorioso, não teria dúvida.

"Número não chutaria placar, mas marcaria vitória do Brasil", afirmou.


Neymar admitiu sentir ansiedade antes da decisão. Na quinta-feira, a seleção viajou na hora do jogo entre Itália e Espanha. Os atletas conseguiram ver parte do segundo tempo, a prorrogação e a decisão por pênaltis pela televisão.

"Ontem eu falei para o Thiago Silva: vamos jogar amanhã logo. É muito ruim essa expectativa. Mas vai ser um dia histórico. Brasil e Espanha vão fazer grande jogo. Mundo todo vai estar assistindo. Maior desejo é que o Brasil jogue bem e saia campeão", disse Neymar.

Antes da decisão, o Brasil fará dois treinos, um nesta sexta-feira, em São Januário, e outro no Maracanã, sábado. A partida final acontece no domingo, às 19h.

Marcha para Jesus causa 5 bloqueios


São Paulo - A Marcha para Jesus 2013 será realizada neste sábado, 29, a partir das 10 horas, com concentração prevista na Estação Luz do Metrô e trajeto até a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, na zona norte. Lá, haverá show de música gospel para um público estimado em "milhões" de pessoas, segundo a organização do evento, a Igreja Renascer em Cristo.

Voltado principalmente para fiéis de igrejas evangélicas, o evento neste ano deverá exigir monitoramento especial do trânsito por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já a partir das 6 horas. A orientação da empresa é de que o motorista que não participará do ato evite a região das Avenidas Tiradentes e Santos Dumont, que fazem ligação entre o centro e a zona norte da capital.

Quem estiver na zona norte e quiser seguir para o centro deve usar a Avenida Brás Leme e, de lá, pelas Avenidas Rudge e Rio Branco. Quem estiver no sentido oposto poderá seguir pela Avenida Tiradentes, que terá uma faixa liberada, Rua Pedro Vicente e Avenida Cruzeiro do Sul.

Orientações

Para quem vai ao ato, a orientação é preferir o transporte público: há cinco estações de metrô no trajeto da marcha, todas da Linha 1-Azul. O Metrô deve reforçar o quadro de agentes e alterar o direcionamento do fluxo de passageiros nas estações para facilitar a saída dos passageiros das paradas. Há ainda programação para receber centenas de ônibus fretados, vindos do interior e de outros Estados.

Os cinco bloqueios ao trânsito, que foram montados pela CET na sexta-feira, 28, à noite, só devem ser desmontados na madrugada de domingo, 30. Neste sábado, no entanto, o Terminal Armênia (ao lado do metrô) ficará desativado das 10h às 14h. O contratempo é necessário para a montagem do palco e a passagem de equipamentos para os shows.

Público

No ano passado, a Polícia Militar calculou o público em cerca de 1 milhão de pessoas e não houve nenhum incidente relacionado à segurança - mas, na concentração para a caminhada algumas pessoas passaram mal, depois de um tumulto ocorrido perto da Estação Tiradentes do Metrô, provocado pelo excesso de pessoas que ficaram aglomeradas entre as grades de proteção.

Além do palco com os shows, havia ainda dez trios elétricos para entreter o público. Até a noite de ontem, a opção para cadastramento dos trios estava aberta no site da organização do evento.

A programação musical da marcha é quase exclusivamente gospel. A organização destaca os shows da banda Renascer Praise, Ao Cubo, Inesquecível e dos cantores Davi Sacer, Regis Danese, Mariana Valadão, Cassiane, Thalles Roberto, Marcelo Aguiar e Fernandinho.

Presidência

A marcha será presidida pelo fundador da Igreja Renascer, Estevam Hernandes, que já liderou as marchas dos anos anteriores. Historicamente, a Renascer defendeu temas que apareceram nos protestos recentes do País, como o posicionamento contra o casamento gay. No ano passado, na marcha, ele exaltou o crescimento da população brasileira que se declara evangélica.

Hernandes e sua mulher, a Bispa Sônia, foram condenados pela Justiça em 2009 por evasão de divisas. Eles chegaram a ser presos nos Estados Unidos, em 2007, por entrarem com US$ 56 mil sem declarar a quantia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ver objetos duplicados é sintoma de derrame, alerta médico

Entenda quais são principais problemas da visão

Dez sinais de alerta para sua visão

Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)



Exames oftalmológicos regulares são a melhor maneira de evitar problemas de visão à medida que envelhecemos. Danos oculares podem ocorrer em qualquer idade, mas, na maioria das vezes, eles nos acometem durante a maturidade, pois quanto maior a idade, mais aumenta o risco de certos tipos de doenças que ameaçam a perda da visão.

Alguns sinais podem ser um alerta de que há um problema maior ainda não diagnosticado e ajudar o indivíduo a tomar medidas adequadas para manter sua visão. “Um descolamento da retina ou um rápido início do glaucoma, por exemplo, podem ser resolvidos com uma intervenção rápida. Um diagnóstico precoce é essencial para evitar ou minimizar a perda permanente da visão. O ideal é consultar um oftalmologista imediatamente”, defende o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares).

O que causam a visão dupla, as manchas no campo de visão? Sabia que elas podem ser consequências de diabetes? E a dor na superfície ocular tão comumente relacionada ao olho seco, como tratar? A equipe oftalmológica do IMO listou alguns sinais e sintomas que podem indicar uma emergência médica na sua visão. 
Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Visão dupla ou imagens 'fantasmas'
A visão dupla pode ser causada por muitas doenças oculares. Em alguns casos, porém, indica uma emergência de saúde subjacente, tal como um acidente vascular cerebral. 'Se você tem um início súbito de visão dupla, consulte o oftalmologista, o médico da família ou um pronto-socorro imediatamente”, recomenda Juan Carlos Caballero.

Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)
Manchas no campo de visão

Geralmente, as manchas ou moscas volantes são provocadas por uma condição benigna, frequentemente relacionada à idade, chamada de descolamento do vítreo. Isto ocorre quando o gel do interior do olho se liquefaz e se separa da retina, onde ocorre o processamento de visão. “Mas um súbito aparecimento de manchas e moscas volantes também pode ser causado por um problema da retina. Se, de repente, o paciente começar a enxergar pontos e moscas volantes, deve procurar um oftalmologista imediatamente”, recomenda Centurion.

Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Uma sensação de cortina escura no seu campo de visão
Isto pode ser causado por um descolamento da retina, que ocorre quando a retina se separa da camada subjacente de vasos sanguíneos nutritivos (coróide).
'Se a retina não é recolocada em questão de horas, pode haver perda total de visão”, explica a oftalmologista Roberta Velletri, que também integra o corpo clínico do IMO.
Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Dores na superfície ocular
Estes sinais e sintomas estão comumente relacionados à síndrome do olho seco. O olho seco geralmente é mais um incômodo do que uma condição que oferece risco real à visão. Mas os sintomas, quando não tratados, podem ser agravar, especialmente à medida que o paciente envelhece e produz menos lágrimas. 'É importante consultar um oftalmologista para aconselhamento sobre remédios que podem colaborar com o alívio destes sintomas”, recomenda o oftalmologista Juan Caballero.

Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Visão central embaçada
Se o paciente tem mais de 60 anos ou sofreu trauma ocular, sua chance de desenvolver um buraco macular aumenta muito. A mácula é a parte da retina responsável pela visão em detalhes. 'Um buraco macular pode piorar a visão de perto, principalmente por causar distorção na imagem central e causar perda permanente da visão quando resulta no descolamento de retina. É importante visitar o oftalmologista para um diagnóstico e tratamento rápidos”, diz a oftalmologista Roberta Velletri.
Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Redução do seu campo de visão
Este sintoma pode significar que o paciente desenvolveu glaucoma com perda de visão nas bordas do seu campo de visão. 'Sem intervenção, a diminuição da visão vai continuar e uma perda permanente pode se instalar”, diz o oftalmologista Juan Caballero, que também integra o corpo clínico do IMO.
Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Visão nublada e turva
Estas alterações visuais podem ser devido à catarata. 'A catarata tende a piorar gradualmente ao longo do tempo e não é uma emergência médica. No entanto, como o cristalino se tornará cada vez mais embaçado com o envelhecimento, o paciente acabará por ficar cego, a menos que ele faça a cirurgia de catarata, que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular artificial”, explica Virgílio Centurion.
Se o paciente esperar muito tempo para realizar a cirurgia de catarata, pode aumentar suas chances de desenvolver outras complicações de visão, como o glaucoma.

Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)


Dor súbita nos olhos e mal estar
Estes sintomas podem indicar um ataque súbito (agudo) de glaucoma de ângulo estreito, que pode causar danos permanentes ao nervo óptico. 'O tratamento imediato é necessário para evitar a perda da visão permanente”, explica a oftalmologista.
Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Uma perda gradual da visão central
Estes sintomas podem ser causados ​​pela degeneração macular relacionada à idade, principal causa de cegueira entre os idosos. “Ainda não contamos com um tratamento 100% eficaz para a doença, mas existem algumas opções terapêuticas que podem efetivamente retardar a progressão da degeneração macular. Alguns tratamentos podem até mesmo ajudar o paciente a recuperar a visão perdida, se a terapia for iniciada logo no início da doença”, explica Juan Caballero.

Dez sinais de alerta para sua visão - 1 (© Foto: Thinkstock)

Pontos cegos no campo de visão e visão turva inexplicável
Se o paciente tem diabetes, estes problemas de visão podem ser sintomas do aparecimento de uma retinopatia diabética. Exames oftalmológicos regulares são essenciais para os diabéticos, principalmente se o paciente tem mais de 60 anos de idade.
'Ao avaliar a condição da retina deste paciente, o oftalmologista também pode fornecer informações valiosas para o endocrinologista que controla a evolução e o tratamento de diabetes deste paciente”, afirma a oftalmologista Ticiana Mitsue Fujii, que também integra o corpo clínico do IMO.

"Spider" e Jones são indicados à premiação de “melhor lutador” de 2012

Os atletas concorrem ao “ESPY Awards”, em 17 de julho, nos EUA

É a terceira vez que os atletas são indicados ao prêmio - Divulgação
É a terceira vez que os atletas são indicados ao prêmio - Divulgação

Campeão dos médios do UFC, Anderson Silva irá concorrer a mais um prêmio em sua vitoriosa carreira. O brasileiro foi indicado e está na disputa da premiação organizada pela ESPN, o "ESPY Awards", na categoria de “melhor lutador’, referente ao ano de 2012, em que “Spider” nocauteou Chael Sonnen pelo cinturão dos médios e Stephan Bonnar na categoria de cima.

O outro indicado ao prêmio de melhor lutador é o campeão dos meio-pesados Jon Jones, que assim como Anderson está sendo lembrado pela terceira vez consecutiva. Eles enfrentarão os boxeadores Floyd Mayweather Jr, Saúl "Canelo" Álvarez e Danny Garcia na disputa, onde os lutadores serão eleitos pela votação dos internautas. 

Mulheres que querem engravidar devem comer tomate

Dieta também deve ter milho e leite integral

Mulheres que querem engravidar devem comer tomate

Conheça os alimentos que aumentam suas chances de engravidar

Dieta da fertilidade reúne alimentos de baixo índice glicêmico, sem gordura trans e ricos em vitaminas e minerais



Muitos casais têm um relacionamento feliz, com amor, confiança e compreensão, mas acreditam que ele poderia ser ainda melhor com mais um integrante: um bebê. No entanto, nem sempre a gravidez ocorre facilmente e, às vezes, é necessário pensar em tratamentos específicos ou até mesmo rever os próprios hábitos. E sabia que a alimentação da futura mamãe pode ser um fator importante na hora de aumentar a família? Mulheres com desequilíbrios ovulatórios são as que mais se beneficiam com uma dieta pró-fertilidade. O assunto é tema central de um estudo realizado pelos pesquisadores Jorge Chavarro e Walter C. Willett da Universidade de Harvard (EUA), e que resultou no livro The Fertility Diet (Dieta da Fertilidade, Editora Campus-Elsevier). A principal conclusão dessa dupla de cientistas foi constatar que a insulina e a enzima globulina influenciam na ovulação feminina e a ação dessas duas substâncias é resultado direto dos alimentos que são consumidos. 

"Existe uma proteína chamada globulina que é ligada aos hormônios sexuais (SHBG) e é regulada pela insulina e esse é o princípio da "Dieta da Fertilidade" dos pesquisadores de Harvard. Essa proteína é influenciada pela queda e aumento bruto da insulina", explica a ginecologista Paula Fettback, especialista em reprodução assistida do grupo Huntington. 

Segundo a especialista, essa dieta é indicada, principalmente para quem tem algum desequilíbrio ovulatório, como a síndrome do ovário policístico. Mulheres acima do peso ou com peso abaixo do considerado saudável também se beneficiam, pois apesar de focar nas disfunções do ovário, essa é uma dieta equilibrada. 

Para o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), a dieta da fertilidade deveria ser seguida por qualquer pessoa. "Tem alguns princípios básicos que tanto mulheres que querem engravidar como aquelas que buscam saúde devem seguir: comer com moderação, evitando gorduras ruins (saturadas e trans) e alimentos industrializados, ricos em sódio. Não comer sem ter apetite, evitar doces e tentar incluir ao máximo vegetais que garantirão muitas vitaminas", afirma. O especialista ainda faz um alerta: mulheres tentando engravidar devem evitar regimes restritivos que podem prejudicar a ovulação. 

Vale ressaltar que os problemas de fertilidade devem ser investigados por médicos especialistas. Confira a seguir os cuidados na alimentação que podem ajudar você ganhar a barriga que tanto deseja:  


grão de bico - foto Getty Images

Alimentos de baixo índice glicêmico


Sabe o pãozinho branco do café da manhã? Ou o bolinho que você come junto com o café no meio da tarde? Esses alimentos refinados têm o poder de elevar o seu índice glicêmico, o medidor de aumento da velocidade com que os níveis de insulina aumentam em resposta à rápida absorção de açúcar no sangue. 

Funciona da seguinte forma: quando ingerimos alimentos muito ricos em açúcar ou seja, de alto índice glicêmico, a taxa de insulina, hormônio transportador do açúcar para a célula, sobe rapidamente, fazendo com que o açúcar entre muito rápido na célula e a proteína globulina acompanhe sua flutuação. A globulina, sintetizada no fígado, funciona como uma proteína de transporte para a maioria dos hormônios. "Esse "sobe e desce" da enzima pode fazer com que os hormônios masculinos (andrógenos) aumentem, o que prejudica a ovulação", declara a ginecologista Paula Fettback. Com a insulina regulada, você faz com que os hormônios sexuais se mantenham mais estáveis e fisiológicos, na quantidade adequada. Deixando os ciclos mais regulares e com a ovulação saudável. 

E sabia que quanto mais dentro do peso a pessoa estiver maior a chance dela ter filhos? "A mulher com sobrepeso ou obesidade já tem uma taxa de hormônios masculinos maior porque o tecido adiposo produz mais andrógenos periféricos. Ela pode deixar de ovular só por causa da obesidade", diz a especialista em reprodução assistida. Uma dieta com índice glicêmico mais equilibrado, que ajuda a reduzir o índice de massa corpórea (IMC), vai ajudar nesse aspecto. 

Segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, o índice glicêmico do alimento é a quantidade de açúcar que aquele alimento contém, enquanto a carga glicêmica é a quantidade de insulina que aquele alimento demanda para ser absorvido. O especialista ressalta que a melhor forma de baixar a carga glicêmica é combinando alimentos do grupo dos carboidratos com o das proteínas. Ou seja, em vez de comer o pão puro, você pode recheá-lo com peito de peru ou atum. E se acrescentar uma gordura boa, como a do azeite extra-virgem, você controla ainda melhor essa carga glicêmica. 

Algumas fontes de alimentos de baixo índice glicêmico: arroz integral, aveia em flocos, mandioquinha, batata-doce, milho, inhame, quinoa, maçã, pera, ameixa, atum e grão-de-bico.                     

Rede de saúde terá de notificar homofobia

Anúncio de registro obrigatório foi feito após divulgação de relatório que mostra que o número de casos triplicou no ano passado

  • Rede pública de saúde será obrigada a notificar casos referentes a homofobia
BRASÍLIA - O registro dos casos de violência por homofobia atendidos na rede pública de saúde será obrigatório. A estratégia será colocada em prática em agosto nos Estados de Goiás, Minas e Rio Grande do Sul. Em janeiro, passará a valer em todo o País, de acordo com o Ministério da Saúde. A medida foi anunciada após a divulgação do Relatório sobre Violência Homofóbica, que mostra que o número de vítimas triplicou no ano passado.

O profissional, ao atender a vítima de homofobia, terá de preencher um formulário que será encaminhado para o governo. Na avaliação do ministério, isso poderá trazer maior clareza sobre a exata dimensão do problema no País e para formulação de políticas de enfrentamento às violências contra homossexuais.


O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) já registra os atendimentos de violência contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. O Sinan fornece ainda subsídios que permitem explicar causas, além de indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área.




Para a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o enfrentamento à violência requer a ação conjunta de diversos setores: saúde, segurança pública, justiça, educação e assistência social. Dessa forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode fornecer dados seguros para que sejam formuladas políticas públicas.


Números. O Relatório sobre Violência Homofóbica mostra que ocorreram 3.084 denúncias e 9.982 violações de direitos humanos relacionadas à identidade de gênero em 2012. No ano passado, foram 1.159 denúncias de violência e 6.809 violações de direitos. Também houve crescimento de 183% no registro de vítimas de violência por homofobia, passando de 1.713 para 4.851.


Como essa é a segunda edição do relatório, a comparação dos dados é inédita no País. "Este é um instrumento fundamental para o enfrentamento à violação e promoção de direitos", destacou o coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT, Gustavo Bernardes.


Em 2012, as denúncias mais comuns foram, pela ordem: violência psicológica, discriminação e violência física. Ao contrário do que aconteceu em 2011, quando a maior parte das denúncias (41,9%) partiu das próprias vítimas, no ano passado, em mais de 71% dos casos, os denunciantes nem sequer conheciam as pessoas agredidas.


Pessoas do sexo masculino, entre 15 e 29 anos (61,6%), são as que mais sofreram alguma violência homofóbica, segundo o relatório, e 60% dos homens agredidos se declararam gays. O relatório não discriminou o sexo dos agressores, mas mais da metade deles conhecia a vítima. O documento teve por base dados do Disque Direitos Humanos, Central de Atendimento à Mulher e 136 da Ouvidoria do Ministério da Saúde. Desde 2012, entre as recomendações finais estão a criminalização da homofobia e a criação de um canal de denúncias específico para travestis e transexuais.

William Bonner pode deixar JN para virar apresentador de programa solo



Virgem na TV, Fabiana Karla planeja quarto filho na vida real - 1 (© Divulgação TV Globo)


SÃO PAULO - Ao que parece, William Bonner ficou com inveja do sucesso da esposa no comando de 'Encontro com Fátima Bernardes', que acaba de completar um ano com saldo positivo.

Boatos dão conta de que o âncora e editor-chefe do 'Jornal Nacional', desde 1996, está insatisfeito com os rumos de sua carreira e teme ficar estagnado.

Para tentar alavancar as possibilidades de seu futuro e mudar de ares do 'JN', Bonner estaria disposto a deixar seu cargo atual para se lançar como apresentador de um programa solo, segundo o blog do jornalista Daniel Castro.

O medo do marido de Fátima Bernardes seria acabar como Sérgio Chapelin e Cid Moreira na Globo: apenas um leitor de notícias.

Alckmin extingue pasta e corta gastos de R$ 350 milhões

Alinhado a discurso nacional do PSDB, governador corta despesas com custeio, decide vender 4 mil carros e helicóptero e fundir autarquias

SP vende helicóptero para compensar corte

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anuncia hoje um cronograma de corte de gastos da ordem de R$ 350 milhões até o final de 2014. A medida visa a compensar a revogação do aumento da tarifa do metrô e da CPTM. Para não afetar investimentos, o governador cortará gastos com custeio. Além de extinguir a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o tucano venderá quatro mil carros e até o helicóptero que tem à disposição para deslocamentos aéreos.

O governador pretende ainda fundir três autarquias. As medidas se alinham ao discurso nacional do PSDB, que na onda das manifestações nas ruas cobrou da presidente Dilma Rousseff uma espécie de "reforma administrativa", com medidas moralizadoras e redução de ministérios pela metade e de cargos.

O custo anual da redução das tarifas é estimado pelo governo estadual em algo em torno de R$ 220 milhões. O valor do corte, portanto, pagaria a redução da tarifa até o final do mandato do governador.

Algumas medidas de austeridade vinham sendo estudadas pelo governo, mas o pacote que será anunciado hoje foi gestado depois que o tucano revogou o aumento das passagens, na quarta-feira da semana passada. Na ocasião, ele disse que seria necessário "apertar os cintos" e sustentou que seria preciso cortar investimentos porque as empresas não teriam como arcar com custos da revogação.

Pastas. Alckmin vai anunciar hoje a incorporação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano à da Casa Civil, passando de 26 para 25 o número de pastas do governo estadual.

A secretaria foi uma promessa de campanha. Nos dois anos e meio de existência, ela foi chefiada na maior parte do tempo pelo atual secretário da Casa Civil, Edson Aparecido. Atualmente, a cadeira é ocupada pelo interino Edmur Mesquita. Com orçamento de R$ 144 milhões previsto para 2013, ela é uma chamada secretaria-meio, pois não executa ações de governo, mas apenas planeja e elabora as políticas públicas para o desenvolvimento de regiões metropolitanas do Estado.

O governo também deve anunciar a fusão de três autarquias: a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Em um primeiro momento, não haverá demissões, mas integrantes do governo admitem que isso deve ocorrer com as fusões.

Além disso, a minirreforma administrativa promovida por Alckmin permitirá que o governo deixe de gastar com alugueis de prédios atualmente ocupados pelas fundações. O corte de custeio atingirá também gastos com telefonia fixa e celular.

Só com o corte de custeio nas secretarias da Casa Civil, Planejamento e Gestão Pública, o governo espera economizar em 2013 cerca de R$ 40 milhões.

No total, a economia que o governo paulista espera fazer neste ano é de R$ 130 milhões. Já em 2014, o valor economizado chegaria a R$ 220 milhões, totalizando os cerca de R$ 350 milhões até o final do mandato. Integrantes do governo dizem que esse é o primeiro corte de outros que Alckmin fará.

Aécio. Na terça-feira, o presidente do PSDB e provável candidato à Presidência, senador Aécio Neves (PSDB-MG) - potencial adversário de Dilma Rousseff na disputa eleitoral de 2014 - , pediu à presidente reduzisse pela metade o número de ministérios - atualmente são 39 - e que cortasse pela metade o número de cargos comissionados na União (hoje cerca de 22 mil). Dilma também é cobrada a abrir os gastos com suas viagens.

Rio 2016 oferece estágio para universitários do último ano

  • Programa oferece a formandos a chance de desenvolver projetos relacionados à área de atuação dentro do contexto do evento esportivo
    Programa oferece a formandos a chance de desenvolver projetos relacionados à área de atuação dentro do contexto do evento esportivo
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 recebe até o próximo domingo (30) inscrições de estudantes do último ano de graduação de mais de 15 cursos – como Administração, Psicologia, Comunicação e outros – para 30 vagas de estágio no programa Rio 2016. 
O estágio oferece a formandos a chance de desenvolver projetos relacionados à área de atuação dentro do contexto do evento esportivo e conta com orientação e avaliação de desempenho realizadas por profissionais de Recursos Humanos. Dependendo do regulamento, da disponibilidade de vagas no Comitê Organizador e do desempenho do estudante, existe a possibilidade de efetivação ao fim do período de treinamento.
 
Segundo o Comitê, para concorrer às vagas, os candidatos devem ter conhecimento de inglês e informática, gostar de aprender, buscar desafios e ter interesse em trabalhar em um ambiente multicultural, dinâmico e diverso, além de residir e estudar na cidade do Rio de Janeiro.
 
Os interessados em participar devem se cadastrar no site da comissão.
 
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado que vai promover, organizar e realizar os torneios do Rio 2016.

Pistorius volta a treinar mais de quatro meses após matar namorada


REUTERS/Dylan Martinez

Oscar Pistorius anunciou que voltará aos treinamentos mais de quatro meses depois de ter matado a tiros a namorada Reeva Steenkamp, informou nesta sexta-feira a agência local de notícias "Sapa".

"Oscar decidiu retomar uma rotina de baixa intensidade na pista. Oscar não contempla uma volta formal ao atletismo e seu treino não tem como objetivo se preparar para uma competição", anunciou em comunicado a família do esportista, em liberdade condicional após pagar fiança e à espera do julgamento.

"Sua prioridade neste momento continua sendo o caso nos tribunais", acrescenta o texto.

A nota explica que a família o encorajou a retornar às pistas para que a atividade "o ajude a encontrar o equilíbrio mental e emocional necessário" para superar o "trauma" e "enfrentar o jugalmento".

O último comparecimento judicial de Oscar Pistorius foi em 4 de junho perante o Tribunal de Magistratura de Pretória, que adiou a audiência após pedir mais tempo para preparar o caso.

A sessão será retomada em 19 de agosto, quando espera-se que seja estabelecida a data em que começará o julgamento.

O corpo da modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos, foi encontrada morta com vários disparos na madrugada de 14 de fevereiro na casa de Pistorius em Pretória.

O esportista, de 26 anos, e Reeva estavam sozinhos na casa no momento dos fatos.

O corredor confessou que disparou em sua namorada, mas contou que pensou que havia uma terceira pessoa em sua residência.

No entanto, a Promotoria acusa Pistorius de "assassinato premeditado", uma acusação que poderia ditar uma sentença de prisão perpétua.

A justiça sul-africana concedeu liberdade provisória a Pistorius em 22 de fevereiro, em troca do pagamento de uma fiança de um milhão de rands.

Quem não tira férias pode ter depressão e outros males; teste seu risco

  • Sair de férias contribui para reduzir a pressão arterial, aliviar o estresse, melhorar o sono e, de certa forma, rejuvenescer o corpo, benefícios que são estendidos por vários meses Sair de férias contribui para reduzir a pressão arterial, aliviar o estresse, melhorar o sono e, de certa forma, rejuvenescer o corpo, benefícios que são estendidos por vários meses
Seria muito bom que todas as pessoas tirassem férias, defendem os especialistas. E isso sob todos os aspectos: profissional, pessoal, social e, especialmente, do ponto de vista da saúde e do bem-estar.

"A pressão no ambiente de trabalho só faz aumentar, com metas cada vez mais difíceis de atingir. Quer dizer, o profissional tem que se dedicar quase integralmente e isso gera cansaço, fadiga, estresse. Tirar férias significa um momento de pausa no meio de toda essa demanda", salienta a psicóloga Fernanda Mion, master em programação neurolinguística com formação em hipnose e psicoterapia breve individual e em grupo.

Com ela concorda Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, médico cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein, presidente do Núcleo de Robótica da Associação Paulista de Medicina. "Cada pessoa tem um tempo necessário para repor suas condições de calma, concentração e foco. Isso é essencial em várias profissões, como no caso de cirurgiões que realizam operações complexas que exigem precisão máxima. Então, para a saúde do próprio indivíduo e também para seu bom desempenho no trabalho, parar de vez em quando é fundamental."



O corpo é o primeiro a reclamar

Importante: a pessoa que não se permite esta parada necessária provavelmente está vivendo com estresse elevado, o que faz com que a glândula suprarrenal libere hormônios, como adrenalina e cortisol, na corrente sanguínea.

"Tais substâncias podem prejudicar o organismo como um todo, originando sintomas como queda de imunidade, alteração do sono, mudança do apetite, elevação da pressão sanguínea, diabetes, problemas vasculares e cardíacos, tontura e depressão, entre outros sinais", adverte Cynthia Boscovich, psicóloga clínica pela Universidade de São Marcos (SP), psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottianna (SBPW).

E tem mais: um profissional que não descansa é, em geral, um indivíduo ansioso e inseguro. "As consequências para sua saúde são óbvias: desgastes físicos e mentais, além do risco de doenças", considera Antonio Macedo, acrescentando que, além de parar, é recomendável realizar atividade física regular e seguir uma dieta balanceada.

"Tudo isso é importante para a saúde e também para o bom desempenho no trabalho. Na pausa, o indivíduo se aprimora do ponto de vista profissional e desenvolve a habilidade de limpar o cérebro de todos os pensamentos parasitas que o impedem de agir de forma focada e concentrada."

Atuação no trabalho melhora

Os dias de descanso, ele afirma, renovam o funcionário e permitem uma melhora na performance. Para Fernanda Mion, é o momento em que os pensamentos desaceleram, a pressão arterial diminui e a qualidade do sono aumenta, proporcionando bem-estar. "Quando a pessoa está em franca atividade, o organismo é muito exigido e, dessa forma, atua no limite da força física e mental."

De fato, alguém que está exausto, com visível fadiga, dificilmente conseguirá exercer suas funções com qualidade – bem diferente do trabalhador feliz, produtivo e que atinge resultados. É o que mostra o projeto Holiday Health Experiment, conduzido pela agência de viagens britânica Kuoni em parceria com o Nuffield Health, um dos maiores institutos de saúde do Reino Unido: sair de férias contribui para reduzir a pressão arterial, aliviar o estresse, melhorar o sono e, de certa forma, rejuvenescer o corpo, benefícios que são estendidos por vários meses.

Empresas exigem cada vez mais

Pena que muitas pessoas não se deem esse presente, conforme destaca a psicóloga Fernanda Mion. "Percebo que o número de pacientes com queixas de estresse, ansiedade e pânico relacionados ao trabalho não para de crescer. Isso é preocupante e alarmante! Em um contexto mais amplo, pode significar que vivemos em um país onde os empresários pagam taxas excessivas e, assim, reduzem o número de funcionários, deixando-os sobrecarregados e trabalhando no limite. Muitos não se alimentam adequadamente, não praticam exercícios físicos, não conseguem ter tempo para a família, não vão a consultas médicas de prevenção. Enfim, toda esta rotina repetida diariamente pode, sim, afetar e muito a qualidade de vida, comprometendo a saúde como um todo."

quinta-feira, 27 de junho de 2013

"Condição é muito crítica, qualquer coisa é iminente", diz filha de Mandela

Grant Neuenburg/Reuters

A família do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela confirmou, nesta quinta-feira (27), que o estado de saúde do vencedor do Nobel da paz é muito crítico.

O herói africano


  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.



"Só posso reiterar que Tata (papai) está em condição muito crítica, qualquer coisa é iminente", declarou a filha mais velha de Mandela, Makaziwe, em uma entrevista à rádio pública SAFM.
"Mas também quero enfatizar de novo que apenas Deus sabe quando chegará sua hora... vamos esperar ao lado dele, com papai, enquanto continuar conosco", completou.
Nesta quinta-feira de manhã, Makaziwe liderou um grupo de netos em uma visita ao ex-presidente no hospital de Pretória onde ele vem recebendo tratamento. Segundo ela, Mandela está acordado e tenta reagir quando alguém tenta falar com ele.
"Eu não vou mentir, ele não parece bem. Mas como eu digo, se nós falamos com ele, ele responde e tenta abrir os olhos. Ele ainda está lá", disse à rádio SABC.
Napilisi Mandela, líder do clã do ex-presidente sul-africano, que viajou de Transkei, sul do país, a Pretória para uma visita, declarou que Mandela respira com a ajuda de aparelhos.
"É triste, mas o que podemos fazer?", declarou em tom resignado.
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, participaria de uma reunião de cúpula da Comunidade de Desenvolvimento Sul Africano (SADC) em Moçambique para discutir a infraestrutura regional, mas desistiu da viagem após visitar o ex-presidente, de 94 anos, no hospital na noite de quarta-feira.
"Ao longo das últimas 48 horas, o estado do ex-presidente Madiba tem piorado", disse o porta-voz presidencial Mac Maharaj à emissora estatal SABC, usando o nome de clã pelo qual Mandela é carinhosamente conhecido.
O estado de saúde de Mandela piorou no fim de semana. Ele foi internado no dia 8 de junho em caráter de emergência após uma recaída da infecção pulmonar que sofre há dois anos e meio, uma consequência dos anos que passou na prisão durante o regime do apartheid. (Com Reuters e AFP)

Eficazes, tratamentos contra vasinhos garantem recuperação rápida


Telangiectasia. O palavrão é o nome correto dos populares vasinhos, que, mais cedo ou mais tarde, todo mundo vai ter. Eles nada mais são do que pequenas veias, com calibre inferior a 1 milímetro, que dilataram. "Veias têm uma durabilidade que varia de pessoa para pessoa. Conforme envelhecemos, elas naturalmente dilatam", explica o cirurgião vascular Pedro Puech Leão, coordenador do Centro de Tratamento de Veias do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). Esses vasinhos representam apenas um problema estético, e existem tratamentos bastante eficazes para acabar com eles. Todos os procedimentos permitem o retorno às atividades habituais assim que é finalizado. Os médicos recomendam apenas que se evite a exposição solar por alguns dias, até desaparecerem eventuais crostas e inflamação local. Conheça agora quais são estes tratamentos.

Escleroterapia por meio químico
O que é: trata-se da injeção de substâncias químicas nas veias, com o objetivo de destruí-las. "Para isso, as substâncias injetadas causam uma lesão na parede interna dos vasos, gerando um espasmo local e uma pequena inflamação. Desta forma, o vasinho desaparece", diz Celso Bregalda Neves, angiologista e secretário geral da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Entre as substâncias que podem ser aplicadas, uma das mais comuns é a glicose hipertônica, que não causa alergia (ao contrário das outras, que podem causar reações alérgicas numa parcela pequena da população). Em alguns casos, podem ocorrer manchas pequenas, que podem ser tratadas.
Contraindicações: doenças sistêmicas severas (cardiopatias, hepatopatias, nefropatias, etc), trombose venosa superficial ou profunda recentes, infecção ou ferida no local que se pretende fazer a punção, obstrução arterial periférica.
 
Eletrocoagulação
O que é: punção com agulha que transmite uma onda elétrica de alta frequência no vasinho e no seu entorno. A onda provoca a queimadura e a coagulação do vaso, que é destruído e desaparece. Há formação de pequenas crostas, que podem levar de 2 a 3 semanas para se soltarem da pele. Também pode haver a formação de manchas, mais escuras ou mais claras que a pele. Este método é mais doloroso do que a escleroterapia química.
Contraindicações: exatamente as mesmas para o tratamento químico.
 
Fototermólise
O que é: destruição do vaso por meio de uma lesão causada por ebulição térmica. "O sangue absorve a luz com mais facilidade do que a pele, em determinados comprimentos de onda. Assim, uma quantidade específica de luz pode apenas aquecer a pele a uma temperatura tolerável enquanto, sob as mesmas condições, o vaso é aquecido até o ponto de ebulição", explica o médico. Costuma causar mais dor que a escleroterapia química e por isso, geralmente, são usados dispositivos de resfriamento da pele para amenizar a sensação incômoda. "É a chamada crioanalgesia", diz Pedro Puech Leão.
Contraindicações: as mesmas para os outros tipos de tratamento, além de pacientes de peles escuras ou bronzeadas, que podem absorver a luz e causar queimaduras e manchas.

Amamentação melhora desenvolvimento cerebral de crianças, confirma estudo

  • Em comparação a crianças que receberam fórmulas, as amamentadas tinham maior desenvolvimento nas regiões do cérebro associadas a planejamento, funcionamento social e emocional, habilidade motora e linguagem, de acordo com o estudo
    Em comparação a crianças que receberam fórmulas, as amamentadas tinham maior desenvolvimento nas regiões do cérebro associadas a planejamento, funcionamento social e emocional, habilidade motora e linguagem, de acordo com o estudo
Usando ressonância, pesquisadores encontraram mais uma evidência de que a amamentação melhora o desenvolvimento cerebral em crianças.
O estudo, publicado online no periódico NeuroImage, constatou que, em comparação com bebês que receberam fórmulas, crianças amamentadas tinham um maior desenvolvimento nas regiões da substância branca do cérebro, incluindo as áreas associadas a planejamento, funcionamento social e emocional, habilidade motora e linguagem. As diferenças estavam ligadas a um melhor desempenho em testes de desenvolvimento motor e acuidade visual.
Os cientistas estudaram 133 crianças saudáveis com idades entre 10 meses a 4 anos em três grupos: exclusivamente amamentadas, exclusivamente alimentadas com fórmula, e aquelas alimentadas com uma combinação de fórmula e leite materno. Todas tiveram nascimentos saudáveis e sem complicações e não apresentavam problemas neurológicos ou histórico familiar de transtornos psiquiátricos.
Os grupos foram pareados de acordo com o nível de escolaridade materna e situação socioeconômica, peso ao nascer e duração da gestação e idade materna. Quanto mais leite e menos fórmula os bebês consumiam, melhores os resultados.
"Eu não estou dizendo que se você não foi amamentado, você está condenado", disse o autor do estudo, Sean CL Deoni, professor assistente de engenharia na Universidade de Brown. "Nós não poderíamos controlar coisas como a interação de uma criança com seus pais, o tipo de ambiente de aprendizagem em que ela vive, e assim por diante. Há uma série de fatores que contribuem para a formação de um adulto bem-sucedido."