terça-feira, 13 de agosto de 2013

Insistir para o parceiro emagrecer pode levar a comportamentos pouco saudáveis

Insistir para o parceiro emagrecer pode levar a comportamentos pouco saudáveis

Jejum e uso de pílulas para dieta são algumas consequências da pressão

Por Minha Vida - publicado em 12/08/2013



Insistir para pessoa amada emagrecer pode deixá-la doente

Um incentivo pode parecer o certo a se fazer quando o seu parceiro ou parceiro precisa mudar os hábitos e perder peso - no entanto, um estudo liderado por uma pesquisadora da Universidade de Minnesota (EUA), mostra que o tiro pode sair pela culatra. O trabalho, publicado na edição de agosto da revista American Journal of Health Promotion, mostrou que essa insistência pode fazer com a pessoa adote comportamentos extremos, como jejum ou uso de remédios para emagrecer, podendo inclusive levar a graves transtornos alimentares

Em 2008 e 2009, foram acompanhados cerca de 1.300 jovens adultos em Minnesota, com idades de 20 a 31 anos, todos em um relacionamento. Cerca de metade dos homens e mulheres estavam com peso normal ou abaixo do peso, 27% estavam acima do peso e 22% eram obesos, de acordo com o relatório. Metade dos homens e mulheres disse que seu parceiro os encorajou a fazer dieta, seja de forma leve ou insistente. Mais de 56% disseram que seu parceiro fez ou fazia dieta para perder peso

O dado mais preocupante se refere aos métodos que os parceiros utilizaram para perder peso depois do pedido dos parceiros. Mais 40% dos entrevistados disseram ter feito dietas extremas no ano anterior, sendo que a compulsão alimentar quase dobrou entre as mulheres cujos parceiros encorajaram ?muito? a dieta, em comparação com aqueles que não ?não encorajaram nada?. Além disso, cerca de 14% dos homens que sofreram insistência do parceiro para fazer dieta tiveram episódios de compulsão alimentar, contra apenas 4% dos homens que não foram incitados a emagrecer.

Os pesquisadores afirmam que homens e mulheres tendem a reagir negativamente ao incentivo bem-intencionado de seus parceiros. Eles afirmam que a sugestão de perder peso dada pelo parceiro transmite uma mensagem equivocada - que a pessoa está acima do peso, pouco atraente, não mais sexy, etc - e isso é muito doloroso de ouvir. Dessa forma, comentários prejudiciais, mesmo que bem intencionados, podem contribuir para comportamentos alimentares pouco saudáveis. 

Sete metas para alcançar com o parceiro

A caminhada para um objetivo pode ser feita lado a lado, com um dando apoio ao outro rumo a uma conquista - emagrecer, terminar a faculdade ou mudar de emprego, por exemplo. Pensando nisso, o Minha Vida preparou um conteúdo especial com sete metas que ficam muito mais fáceis de alcançar com o incentivo dos amigos ou do parceiro. Que tal investir em uma dessas mudanças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário